sábado, 13 de março de 2010
Stir fry de pasta integral, frango, alho poró e cebolinhas
Minhas filhas vieram almoçar comigo, e decidi fazer uma receita que vi em um programa na TV. Como estamos todos precisando cuidar da saúde, achei que seria uma boa pedida fazer um pasta integral. A única marca que encontrei no mercado foi da "Natu's" que gostei muito. Não tem sabor forte e você tem a satisfação de comer uma boa pasta integral e é um prato muito saudável e de baixa caloria. Nada igual! Ficou maravilhoso, e elas adoraram! Vale a pena experimentar!
Sem mais delongas, aqui está a receita:
Ingredientes
2 peitos de frango cortado em pedaços
500 grs de macarrão integral
1 copo de shoyo
1/3 copo de conhaque (usei cachaça porque não tinha conhaque e deu carto!)
1 molho de cobolinhas cortadas em pedaços grandes em diagonal
2 unidades de alho poró cortado em diagonal
sal e pimenta à gosto
1 colher de açucar
2 coheres de gengibre ralado
sementes de gergelim torradas
óleo de canola suficiente para refogar
Modo de preparar
Refogar o frango e acrescentar o shoyo, a cebolinha e alho poró picados, o shoyo, o conhaque, açucar, sal e pimenta, gengibre.
Ferver a pasta integral ao dente. Escorrer. Misturar com o refogado de frango e servir quente com sementes de gergelim torradas e salpicadas por cima à vontade. Elas acrescentam um crocante delicioso e são altamente nutritivas.
Sirva com uma salada verde ou sem nenhum acompanhamento. Como desejar! Bon apetit!
quinta-feira, 11 de março de 2010
Batatas Gratinadas
À pedidos das minhas fofinhas Amanda e Júlia, vou postar esta receita que elas adoram. Elas lembram deste prato que eu fiz já há uns tres anos, e vivem pedindo a sua mãe prá fazer. Muito fôfas! Aqui vai a receita minhas queridas. Vocês podem até ajudar a mamãe a fazer e tenho certeza que vai ficar uma delícia!
Ingredientes:
1kg de batatas cortadas em rodelas (com ou sem casca, como desejar!)
1 xícara de chá de manteiga ou margarina (eu prefiro manteiga que é mais saudável!)
2 1/2 xícaras de leite ou creme de leite
sal e pimenta do reino à gosto (a pimenta é opcional, para as crianças é sem pimenta!)
noz-moscada à gosto
1 galho de alecrim picado
1 xícara de queijo parmesão ralado (opcional : acrescentar provolone, muzzarela; uns 3 ou 4 queijos!)
Modo de Preparo
Em um refratário médio, coloque as batatas e espalhe a menteiga sobre elas. Tempere o leite com o sal, pimenta, noz-moscada e alecrim , despeje sobre as batatas e polvilhe o queijo ralado.
Pre-aqueça o forno a 180 graus e leve as batatas para assar por cerca de 30 minutos ou até que estejam bem assadas e gratinadas.
Voilá! Você pode serví-las acompanhadas de uma salada verde e um bife, peixe ou frango grelhado, ou à milanesa. Ou como o prato principal! Hummmm, que delícia!
terça-feira, 9 de março de 2010
Acarajé
Esta receita foi passada prá mim pela minha sobrinha baiana Brisa, que mora na Suécia. Ela está sempre fazendo uns quitutes da Bahia prá matar a saudade da terrinha, né Brisa? Estou louca para experimentar. Com a Páscoa quase chegando, será uma boa oportunidade, não é?
Ingredientes:
300 g de feijão fradinho
1-2 cebolas grandes raladas
1 colher de sopa de gengibre ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cebola inteira pra fritura
Azeite de dendê pra fritura
PREPARO
1) Bata ligeiramente o feijão fradinho no multiprocessador ou no liquidificador, pra que se parta ao meio (este processo facilita a remoção das cascas).
2) Coloque o feijão numa tigela grande e funda e cubra com muita água. As cascas flutuarão sobre a superfície da água, remova-as com uma peneira. Deixe o feijão de molho por no mínimo 2 horas. Troque a água a cada meia hora e esfregue o feijão com as mãos a cada troca de água, pra facilitar a remoção das cascas que ainda estão presas aos grãos.
3) Escorra os grãos e bata o feijão no liquidificador com um 1/3 das cebolas raladas, até formar uma pasta grossa.
4) Transfira essa massa para a tigela grande, acrescente o sal e, aos poucos, vá adicionando o resto das cebolas raladas, até atingir uma massa mais leve.
Obs.: Muito cuidado com as cebolas, se coloca-las de vez a massa pode ficar muito úmida.
5) Bata essa massa com uma colher de pau, com movimentos de baixo pra cima (pra ficar bem aerada) por cerca de 15 minutos. A massa dobra de volume e ganha uma consistência espumosa.
6) Coloque uma cebola inteira na panela da fritura, junto com o azeite de dendê. Frite os acarajés até ficarem bem douradinhos, colocando-os, em seguida, sobre papel-toalha para retirar o excesso da gordura.