sexta-feira, 10 de abril de 2009
Moqueca de Peixe
Como estamos na Páscoa, e é quando mais se come peixe, aqui está uma receita que faz sucesso! Nada como uma deliciosa moqueca baiana. Os capixabas que me perdoem, mas o que eles fazem lá não é moqueca não! A verdadeira moqueca leva muiiiito leite de côco e azeite de dendê! Na Bahia se come moqueca de peixe, vatapá e caruru na Páscoa. E no domingo de Páscoa, adivinhe o que vamos fazer para o nosso almoço em família? Adivinhou! Uma delicioa moqueca baiana com tudo que temos direito!
Se você quizer experimentar, aqui está a receita.
Moqueca de peixe:
Escolha um peixe grande de carne branca e firme, tipo namorado, vermelho, dourado, cavala, badejo, etc. Peça para limpar e cortar em postas de 2 dedos de largura. (Mais ou menos 1 kg, dependendo do número de pessoas - 6 postas)
Lave e tempere com limão, sal e pimenta do reino.
Corte em fatias tomates, pimentões e cebolas em rodelas à vontade. Pique bastante coentro, mais 4 dentes de alho picados, 500mls de leite de côco e 250mls de azeite de dendê. Azeite de oliva.
Refogue preferivelmente em uma panela de barro: algumas rodelas de cebola, alho, tomate, pimentão e coentro, e coloque uma camada de postas de peixe com azeite de oliva. Coloque mais uma camada dos temperos, e outra camada de peixe, até a última de tempero, e regue com leite de côco e azeite de dendê. Deixe cozinhar até o peixe ficar no ponto.
Sirva na panela acompanhado de arroz branco e uma farofa feita com dendê e cebola.
Molho de pimenta pode ser servido à parte para quem gostar.
Opção: Pode por pimenta dedo de moça no molho para dar gosto também.
Sugestão: Acrescentar 500 grs de camarão ao molhos, temperado da mesma forma.
Assinar:
Postagens (Atom)