sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Couscous




Depois que aprendi como é fácil fazer o couscous marroquino, sempre tenho uma caixa no meu armário e tenho aprendido uma variedade de receitas que podem ser feitas com ele. O couscous é um prato muito versátil. Você pode praticamente fazer com o sabor que quiser.
Eu  assisti o Jamie Oliver preparando essa receita em seu programa de TV e é claro que copiei e usei e agora estou postando para os meus queridos leitores. Se você nunca experimentou, agora é a hora. Tenho certeza que vai gostar. Você pode encontrar couscous em quase qualquer super mercado. Como é pré-cozido, o preparo é muito rápido e fácil.

Aqui vai a receita:

Ingredientes:
2 copos de couscous
2 copos de caldo de carne, galinha ou legumes quente. Ou se preferir, só água quente
200 grs de bacon bem picadinho
1 abobrinha média picada em cubinhos
1 beringela média ou meia grande picada em cubinhos
1 pimentão vermelho picado em cubinhos
1 pimentão amarelo picado  do mesmo tamanho
salsinha e cebolinha a gosto
Sal e pimenta à gosto
azeite de oliva à gosto

Misturar o caldo com os grãos de couscous e deixar hidratar por alguns minutos. Com um garfo, solte os grãos. Reserve. Frite separadamente o bacon, a beringela, a abobrinha, os pimentões e misture tudo com o couscous já hidratado. Acrescente a salsinha e regue com azeite. Acerte o sal e pimenta e pronto! Você pode ficar à vontade para acrescentar o que desejar. Eu acrescentei passas e milho verde. Adorei! É um prato que pode acompanhar carnes ou aves, ou como desejar!

domingo, 20 de novembro de 2011

Mousse de "Bis"



Aprendi com a minha amiga Aline, a fazer mousse de "bis"! É isso mesmo que você está pensando, aquele chocolatinho "bis". É muito simples, fácil e gostoso. Você pode fazer com as crianças e elas adoram. Foi isso que fiz com meus netos. Compramos os ingredientes e fomos para a cozinha neste domingo. Como você não tem que cozinhar, é simples demais. Aqui está a receita:

1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 pacote de 'bis"
Colocar tudo no liquidificador, bater bem, colocar em uma tigela, cobrir e por no freezer por 1 hora.
Depois é só comer! Uma delicia. Uma sugestão da minha filha, é colocar em cálices individuais e servir com chantily, calda de chocolate e um biscoitinho bis encima. Chique, né? próxima vez vou fazer assim! A nossa dessa vez foi a versão simples, que também é tudo de bom!








Risoto de Camarão



Ingredientes (Para 10 pessoas)

1 kg Arroz Arbório
Como calcular a quantidade de arroz: 1 copo, mais meio copo por pessoa.
2 copos de vinho branco seco
200 grs de manteiga
2 cebolas grandes bem picadas ou raladas
250 grs de queijo parmesão ralado
2 litros de consomé de peixe, camarão ou frango

Você pode usar esta base para qualquer risoto, e só mudar o sabor. Eu amo a versatilidade dos pratos italianos por isso.

Ingredientes para o molho do camarão:

1 1/2 Kg de camarões médios ou grandes (Lavar bem os camarões e deixar de molho com bastante limão para tirar o cheiro forte.)
Alho e cebola à gosto bem picados
Coentro à gosto
Molho de tomate fresco (q/n)

Refogar o alho e a cebola. Acrescentar os camarões. Quando estiverem refogados, acrescentar o molho de tomate à gosto e por último o coentro bem picado.
Fazer um consomé à parte com caldo de galinha ou de peixe, cenoura em pedaços grandes, alho, cebola, louro, aipo e deixar ferver bem. Se quizer fazer com as cabeças dos camarões, ferver antes à parte e coar e depois acrescentar os temperos.

Modo de fazer:

Refogar a cebola na manteiga até ficar transparente e acrescentar o arroz. Refogar bem até todos os grão ficarem bem misturados na manteiga. Acrescentar o vinho e deixar secar enquanto mistura com uma colher de pau.
Ir acrescentando o consomé fervendo com uma concha aos pouco enquanto mistura o arroz. Uma vez que começar, não pode parar.
O arroz vai crescer bastante.
Continuar este processo até que o arroz esteja cremoso, mas al dente. Leva por volta de 15 a 20 minutos.
Desligar o fogo e acresentar o queijo ralado, mais manteiga e logo depois o molho de camarão ou o sabor que desejar! Voilá!
Se puder ter alguns camarões vergé fritos com a casca com a casca e cabeça para decorar, fica ótimo.



Servir quente, acompanhado de queijo parmesão ralado, uma salada verde e um vinho branco seco gelado.
Opções e variedades:
Tomate seco, muzzarela da búfala e manjericão, queijo brie e damasco, requeijão e palmitos, funghi e creme de leite, filet mignon e cebolas caramelizadas, abóbora e carne seca, etc. Use a imaginação!


Related Posts with Thumbnails