sábado, 30 de janeiro de 2010

Quiche Lorraine


Gente! What's cookin' today?????
Quiche Lorraine! Eu sempre fugi de fazer Quiches, porque achava que "não sou boa de quiche! A gente nunca deve dizer que não é boa para NADA! TUDO é possível! Até fazer uma quiche! Olha só o que eu roubei de um blog, e postei para você!

Esta é a receita original da família francesa da deliciosa coleção Cozinha das 7 Famílias, e eu adorei a experiência de reproduzi-la na íntegra. Sim, porque eu jamais poderia supor que uma quiche pudesse ser feita desta forma, absolutamente sem frescuras e melindres, e render um resultado tão perfeito.

A massa podre (ou brisée porque leva ovos) não precisa de manteiga amolecida e nem aguinha morna. Na tigela, 250g de farinha, 125g de manteiga (eu usei 1 colher de sopa muito cheia), 1 gema de ovo, e 50ml de água, que eu calculei no olhômetro a partir de um copo americano, que tem capacidade para 200ml. Ah! e uma pitadona de sal, porque, vamo' combinar que medir 5g de sal está fora de cogitação para mim, aliás, nem balança eu tenho. Daí é amassar com vigor, usando os punhos, e uma vez homogênea, deixá-la descansar por 1 hora hora em local fresco. Eu envolvi em plástico filme e pus na geladeira, lá embaixo.

Enquanto isso, "na sala de justiça", a comadre corta 250g de bacon (o meu estava bem rosinha e o mais magro possível, se é que isso é possível - ó a cara de pau, vai vendo) em cubinhos e leva ao lume para começar a reduzir; daí soma 100ml de vinho branco seco e deixa lá cozinhando em fogo médio até reduzir quase tudo, mexendo de vez em quando. Ainda não deu 1 hora de descanso da massa, né? Então a comadre parte para ralar num ralador bem grosso, 200g de queijo emmenthal (eu fiz com gruyere também e ficou legal, mas com emmenthal é melhor), e reserva.

Bom, na hora de montar a quiche, abra a massa com a ajuda de um rolo, deixe cair o disco sobre a forma de fundo móvel e vá ajustando a massa ali, acomodando direitinho; acerte as bordas, e por fim, faça furos no fundo para não criar bolhas (gente, não me cobrem passo-a-passo pelamor porque foi um fim de semana de maratona na minha cozinha). Agora é baba. Coloque os cubos de bacon (falei que pode ser presunto também?)sobre a massa, agora uma camada generosa do emmenthal, e por fim a seguinte mistura batida com garfo: 2 ovos inteiros, 2 gemas, 250 ml de leite, 250 ml de natas (eu fui de creme de leite fresco), sal e pimenta a gosto. Cobre com a mistura de ovos (que eu jamais acreditaria que seria capaz de encorpar o recheio sem farinhas, e esse para mim é o grande charme da Lorraine), e leve ao forno até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails