sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Four Fruit Cookie Cobbler

Cobbler de 4 frutas e chocolate! Uma delícia!
Prep: 30 min
Bake: 1h and 10 min
10 to 12 servings
Filling:
-          5 to 6 each apples and pears or 4 apples, 4 pears and 4 plums or peaches (Ps: I just used apples and peaches and it came out really nice)
-          2 cups (500 ml) frozen or fresh cranberries (optional) (Ps: I didn’t use it)
-          ¾ cup (175 ml) packed brown sugar
-          ½ cup (125 ml) all-purpose flour
-          1 tsp  (5ml)  cinnamon powder
-          ½ tsp (2ml) each ginger and nutmeg powder or 2 tsp (10 ml) five-spice powder

Topping:

-          1 ½ cups (375 ml) all-purpose flour
-          1 tsp (5 ml) baking powder
-          ½ tsp (2 ml) each cinnamon and salt
-          1 cup (250 ml) unsalted butter, at room temperature
-          2/3 cup (150 ml) granulated sugar
-          2 eggs
-          2 tsp (10 ml) vanilla
-          1 cup (250 ml) chocolate chips

Prep:
            Preheat oven at 350F (180C). Peel and core apples (pears and peaches too, if you wish). No need to peel plums. Slice fruit into thin wedges. Place in large bowl with cranberries. In a small bowl, stir brown sugar with flour and spices. Sprinkle over fruit and stir to coat. Turn into a 9X13 inch baking dish.
            In a bowl, stir flour with baking powder, cinnamon and salt. In a large bowl, using a wooden spoon, beat butter with sugar until well mixed, 2 min.
            Beat eggs, then vanilla. Gradually stir in flour mixture, then chocolate chips. Drop heaping tablespoons (22 ml) over fruit without covering completely.
            Don’t smooth top. Bake, uncovered, until topping is golden and fruit bubbling, from 1 hour 10 min to 1 hour 15 min. Let stand for 10 min before serving. 

Você pode ver os pedacinhos de chocolate!!!! Yummmy!
que absurdo de delicioso! 


Como você vê na foto, pode servi-la com chantilly ou sorvete de creme.
Receita enviada pela minha amiga carioca/canadense, Gisela. Obrigada Gi! Valeu!



quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Lazanha de beringela

Não há nada melhor que uma lasanha bem feita, com MUITO queijo e recheio. Nessa receita acrescentarei um ingrediente que, em minha opinião, é fundamental e complementa o resto dos sabores. A berinjela. Além de ser muito saudável, sabendo preparar fica deliciosa, lembrando até um pouco a carne, por isso, é uma boa opção também para os vegetarianos, é só tirar os outros ingredientes de origem animal e você consegue transformar este prato numa versão vegetariana super gostosa. Aqui a berinjela vai primeiro ao forno coberta por algumas fatias de bacon, os dois assam lentamente ficando saborosos, macios e crocantes. Nessa receita também tem uma camada de carne moída com molho de tomate, bastante queijo derretido, no final vai tudo ao forno para gratinar, aqui todos os ingredientes contribuem para deixar esta lasanha na lista dos meus favoritos! 




Ingredientes:

2 berinjelas fatiadas horizontalmente (com a espessura de ½ cm)
Tiras de bacon
Sálvia picada
Sal grosso
2 punhados de queijo Minas ralado
2 punhados de queijo Cheddar ralado
2 punhados de queijo Parmesão ralado
1 copo de Requeijão
2 copos de Minas Frescal cremoso (pode ser substituído por outro queijo cremoso de sua preferência, como um cream cheese)
2 ovos
200 gr. de folhas de espinafre
1 pimenta dedo-de-moça picada finamente
½ kg de carne moída
1 cebola fatiada em meia lua
1 dente de alho picado
1 lata de milho verde
1 punhado de salsinha picada
2 latas de molho de tomate (de preferência ao molho de tomate em que os tomates se encontram ainda inteiros, sem a pele e as sementes, esse tem um sabor bem mais intenso e adocicado sendo menos ácido)
1 pacote de massa para lasanha pré-cozida

MODO DE FAZER

Salpique dos dois lados as fatias de berinjela com sal grosso e uma chuva de azeite, deite-as espalhadas por cima de uma forma grande e, em seguida, cubra algumas longas tiras de bacon. Salpique novamente com um pouco de sal e jogue por cima uma porção da salvia picada e regue, mais uma vez, com azeite. Leve ao forno médio até as berinjelas assarem ficando macias e levemente douradas. Coloque a mistura dos queijos ralados em uma vasilha (somente separe um punhado dessa mistura para jogar por cima como finalização na hora de gratinar). Acrescente o Requeijão e o queijo Minas cremoso. Bata levemente os ovos em um potinho à parte e junte à pasta de queijo. Se você notar que a pasta está compacta demais e difícil de espalhar, acrescente um pouco de leite integral para amolecê-la. Adicione à mistura de queijos as folhas de espinafre e a pimenta. Misture bem e reserve.
Para o molho de carne, doure as cebolas e o alho em uma frigideira funda e, a seguir, coloque a carne para refogar juntamente. Acrescente o milho e tempere tudo com sal à gosto. Por último, adicione o molho de tomate, misture e deixe ferver por 5 min., acrescente a salsinha picada e desligue.
Para a montagem final, use uma forma ou travessa funda que possa ir ao forno. Comece a primeira camada com o molho de carne e seja bem generoso. Por cima, faça uma camada da massa pré-cozida para lasanha. Agora, mais uma camada de molho de carne, desta vez uma quantidade mais fina e, por cima, uma camada da pasta de queijo. Vá alternando até encher a travessa. Termine com uma camada de massa de lasanha, cubra com os queijos e finalize com as fatias de berinjela e tiras de bacon dourados. Antes de levar ao forno salpique com o mix de queijos ralados. Cubra a lasanha com papel alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por 20 min. No final desse tempo, retire o papel alumínio para dourar, nessa hora, se quiser dar um último e belo toque aromático à lasanha, coloque algumas folhas de alecrim, salsinha e tomilho fresco. Fica uma delicia, além de dar uma cor extra. Depois disso vem a parte mais "difícil e sacrificada" de todas... comer! Aproveite!

Se preferir  uma receita mais ligth, pode também adaptar esta com menos queijo, usando cottage ou ricota, creme de leite e leite light e requeijão light. Bon appetit!
Related Posts with Thumbnails