sexta-feira, 1 de julho de 2011

Farofa Vegetariana



Eu amo farofa. Prá mim, farofa é o que eu chamo de " Comfort food". quando era criança, minha mãe fazia a melhor farofa de ovos do mundo! eu também adorava a "farofa de manteiga", tostada só com manteiga e sal. Alguns adoram a forafa de banana. Você pode usar a sua imaginação para incrementar sua farofa como preferir. Para os "não brasileiros", a farofa é feita com uma raiz chamada "mandioca" e passa por um processo que a transforma em um tipo de farinha grossa e crocante. É um alimento originalmente indígena. Você pode usá-la como um acompanhamento para muitos pratos. Aqui no Brazil, ela é o perfeirto acompanhamento para feijoada, churrascos, frango assado, etc.
Outro dia eu vi num programa de televisão, uma cozinheira fazendo uma farofa vegetariana. Muito simples: Você lava bem os legumes, rala e refoga com manteiga. ela usou margarina, mas eu prefiro manteiga ou azeite de oliva. Ou uma mescla dos dois!
Ela usou: xuxu ralado, cenoura, beterrada, couve e cebola.
Hoje eu fiz a minha com o que eu tinha em casa. Então refoguei cenoura ralada, cebola, alho, cebolinha, coentro, couve e repolho. No final acreescentei 2 ovos que fritei separado e no final a farinha de mandioca e sal à gosto. Virei fã dessa farofa que é leve, cheia de fibras e muito nutritiva.
Se quiser, pode acrescentar bacon ou linguiça frita também Fica muito bom, mas é mais calórica.

Planta da família das euforbiácias (Manihot utilíssima), a mandioca é uma raiz comestível de extraordinária importância na culinária brasileira. Alimento indispensável aos indígenas e primeiros colonizadores a mandioca aparece citada em inúmeros documentos da época. Em 1549, uma carta do Padre Manoel da Nóbrega já dizia que o mantimento comum da terra é "uma raiz de pau, que chamam mandioca, da qual fazem uma farinha, de que comemos todos". Também chamada de aipim ou macaxeira, a mandioca fresca é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, que se perdem no preparo da farinha.
A farinha de mandioca é um dos alimentos de maior consumo no Brasil. Companhia obrigatória do feijão e do churrasco, com ela se fazem farofa, pirão, paçoca salgada ou doce; misturada ao açai no norte, à rapadura e água no Nordeste. Do amido da mandioca fazem-se o polvilho doce e azedo, a tapioca e o sagu. Também se usa para engomar roupa e fazer cola ou grude.
Come-se a mandioca cozida em água, cozida e posteriormente frita e frita. Na Amazônia, com a água da mandioca, chamada de manipuera, temperada com sal, pimenta, alho e outras especiarias, prepara-se um molho chamado de tucupi, que serve para acompanhar carnes, aves, peixes, etc. É bastante conhecido o Pato no Tucupi, prato típico do Pará. Na Bahia e outros estados do norte e nordeste, com os brotos das folhas da mandioca, prepara-se a maniçoba.

Cortesia de: http://www.novasociedade.com.br/cozinha/receitas/mandioca.html

3 comentários:

  1. I just love the cheesy goodness in these photo's salivating mouth watering and making me soooooooo hungry!

    ResponderExcluir
  2. My apologies, I wrote cheese instead of bread crumbs I was shocked as it looked like cheese.. but buttery crumbs omg not dissappointed i will have seconds please!

    ResponderExcluir
  3. Vou mandar essa para a minha mãe que é vegetariana. Valeu!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails